quinta-feira, 12 de julho de 2012

Depois de 14 anos...

por Lucas Ribeiro

...o Palmeiras volta a levantar a Copa do Brasil. Após derrotar o Coritiba na primeira partida, por 2 a 0, o Verdão apenas empatou com os paranaenses para erguer a sua segunda taça do tipo. Só que, ao contrário de 1998, quando tinha a Parmalat e um elenco estrelado, com Júnior Baiano, Cléber, Alex, Paulo Nunes e Oséas, autor, inclusive, do gol que selou o título daquele ano, um 2 a 0 contra o Cruzeiro no Morumbi, o time de hoje passou por cima de todas as trapalhadas da diretoria e da teimosia do técnico para fazer o alviverde retornar à Libertadores após sete anos*. 

A equipe versão 2014, por sua vez, está recheada de contestados, como João Vitor, Leandro Amaro, Luan e Cicinho, e de apostas, exemplificadas por Mazinho, Betinho e Juninho, que, apesar dos rótulos, superaram os favoritos Grêmio e, sim, Coxa. Felipão, mesmo com sua ranzinzisse já idiossincrática e da crítica de boa parte da torcida, provou sua competência ao aplicar um nó tático sobre o tricolor gaúcho de Luxemburgo nas semifinais e vencer o duelo no Olímpico por 2 a 0. 

Mas há quem se engane que o Palmeiras tem jogadores ruins. Não é um time fantástico, claro, e precisará de reforços para a Liberta do ano vindouro, contudo no Palestra Itália ainda jogam (o, tá, tudo bem, supervalorizado porém bom jogador) Valdívia, (o veterano) Marcos Assunção, Daniel Carvalho, Henrique e Barcos. O título foi mais surpreendente pelo estado de espírito no qual se encontrava o clube nos últimos anos (condição fortalecida depois da derrota para o Goiás na praticamente decidida semifinal da Copa Sul-Americana de 2010) e pela queda do também favorito São Paulo, que poderia ter colocado fogo num clássico-decisão. 

Com esse título, entretanto, o Verdão sai da incômoda fila, que, apesar dos vitórias na extinta Copa dos Campeões em 2000 e no Paulistão em 2008, já perdurava, ao menos para os rivais, desde a Libertadores de 1999, colocando os são-paulinos na posição de dono de maior tabu, quatro anos, entre os grandes paulistas. Só nos resta saber se teremos novos e memoráveis Palmeiras e Corinthians na Libertadores. O ex-goleiro Marcos, por exemplo, já deixou sua provocação. Agora é esperar para ver...

*Como bem lembrado por antonio e numa errata do autor, a última Libertadores disputada pelo Palmeiras foi a de 2009, quando foi eliminado pelo Nacional, do Uruguai, nas quartas-de-final. Portanto, há quatro anos, e não há sete, como informado.

10 comentários:

  1. retornar à Libertadores após sete anos??

    Se felipão e assunção sairem no fim do ano, quando terminam seus contratos, fodeu. Obina vem aí e isso me entristece. Quanto ao título, foi mais que merecido porque quem acompanhou esse time em implosão desde 2009 sabe como era difícil um título a esta altura em que a prioridade da diretoria era estabilizar os cofres. O alívio podia ter vindo antes, mas agora é olhar pra frente com muito mais esperanças que nos últimos 4 anos! DA-LHE PORCCOOOO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Parece que não faz muito tempo, mas a última Libertadores que o Palmeiras disputou foi a de 2006, quando foi eliminado pelo São Paulo, naquele time com Paulo Baier, Washington, Juninho Paulista e que tinha como treinador, se não me engano o atual campeão Tite

      Excluir
    2. AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! O PALMEIRAS DISPUTOU A LIBERTADORES DE 2009, ELIMINOU O SPORT NAS OITAVAS NOS PENALTIS E FOI ELIMINADO PELO NACIONAL DO URUGUAI NAS QUARTAS, OBINA ESTAVA NO TIME. SE VCS CONFIAM TANTO NA PRÓPRIA MEMÓRIA E SABEDORIA QUE NÃO SE DÃO NEM AO TRABALHO DE VER NO GOOGLE SE O QUE UM PALMEIRENSE DIZ SOBRE O PALMEIRAS PODE SER DIFERENTE DO QUE VCS ACHAM ESTE BLOG PERDEU TODO MEU RESPEITO. freio abs.

      Excluir
    3. Falha imperdoável. Realmente fui de cabeça e me esqueci de 2009...

      Excluir
    4. Colocarei até um asterisco no texto...

      Excluir
    5. dessa vez passa!


      ahahahahahahahahahhahahahaha!!

      beijos, queridos.
      e me perdoem o pití, sabe como é, dei uma bambiada...

      Excluir
    6. Vou ignorar a indireta... USAHsauHSUh... Abraços!

      Excluir
  2. Esqueci de destacar nosso glorioso Henrique, O MONSTRO! Único que conseguiu fazer os palestrinos se esquecerem, por alguns minutos, de Pierre. Espero que cumpra seu contrato até o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi comprado pelo Palmeiras junto ao Barcelona. Assinou por quatro anos.

      Excluir
    2. É MEMO!!?? MAS ÓIA SÓ, ESI BLOG AXÔ QUE EU NUM SABIA E ME MANDO UMA MENSAGE-RESPOSTA AUTOMÁTICA! HEHEHÊÊ!!! AGRADICIDO DE QUARQUÉ MANERA!

      Excluir