quinta-feira, 19 de julho de 2012

Flamengo 0 x 3 Corinthians - Análise

por Luiz Carlos Silva


Nesta quarta-feira, dia 18, o clássico das massas entre Flamengo e Corinthians - que levou apenas 12.097 pessoas ao Engenhão - evidenciou as qualidades do Campeão das Américas e as falhas do time rubro-negro. Os dois times foram a campo com as escalações abaixo:



O time alvinegro se postou em um 4-2-3-1 falso que se transformava em 4-2-1-3 quando se lançava ao ataque, com Romarinho e Emerson abertos pelas pontas e Danilo mais centralizado. Romarinho, substituindo Jorge Henrique, transitava entre a defesa e o ataque ajudando na marcação. Já o Flamengo veio armado com 4-4-2 mais clássico. O problema do time da Gávea é que Vagner Love acabou jogando mais recuado, tendo que ir buscar as jogadas mais ao meio de campo, o que limitou sua ação.

O Flamengo teve mais posse de bola durante quase todo o primeiro tempo, mas o Corinthians foi mais decisivo. Bottinelli, que já não está tão de bem com a torcida assim, falhou e permitiu roubada de bola de Douglas, que aos 27 minutos abriu o placar a favor do time paulista. Na imagem abaixo é possível observar uma linha de três homens do Corinthians que sai rapidamente em contra ataque anulando a marcação de quatro homens rubro-negros:

   
No vídeo do gol ainda podemos ver a movimentação de Emerson pela esquerda, abrindo mais uma opção de jogada para Douglas que preferiu bater na saída do bom Paulo Victor e abrir o marcador:


Mesmo após o gol o Flamengo mantinha maior posse de bola, mas suas investidas ao ataque eram anuladas pela forte marcação corintiana. Além disso, o time da casa estava afim de dar presentes: após troca de passes do time alvinegro, Renato tentou cortar a bola para fora da grande área, mas deu um calcanhar totalmente equivocado próximo à meia lua, para novo arremate do atento Douglas que pegou de primeira e fez um belo gol: era o 2x0 do Corinthians. (Veja o 2º gol de Douglas no vídeo abaixo):


No segundo tempo pouca coisa mudou. Joel Santana sacou Bottinelli e colocou o jovem Adrian em campo, dizendo que "ou o Flamengo empata ou levamos de quatro". Por pouco Joel não acerta a segunda previsão. O Corinthians manteve o seu ritmo de jogo, anulando as investidas flamenguistas e partindo para o ataque com velocidade. E se por um lado não era a noite dos meio campistas da Gávea, por outro os alvinegros estavam inspiradíssimos. Após boa trama do ataque corintiano, mais uma vez com a participação de Douglas, Romarinho encontra Danilo livre pela esquerda que emenda de primeira e faz outro golaço: Flamengo 0x3 Corinthians. (Confira o belo gol de Danilo no vídeo abaixo): 


O Corinthians, que ainda perdeu um pênalti com Emerson, conquista sua segunda vitória consecutiva e já volta a apresentar o padrão de jogo que o fez campeão continental. O Flamengo, com um time - por incrível que pareça, após quase um mês de preparação antes do brasileirão - ainda em formação, ainda não encontrou seu modo de jogar e segue com uma campanha de "perde e ganha" apresentando mesmo nas vitórias partidas inconsistentes. 

Imagem da Partida
A vida de Joel Santana não é nada fácil no Flamengo. Além dos xingamentos após o terceiro gol corintiano, o "papai", como é chamado, ainda viu a torcida rubro negra virar-lhe as costas em protesto. Assista:


Nenhum comentário:

Postar um comentário