terça-feira, 10 de julho de 2012

Ibrahimovic, um novo louco no bando ?

por Luiz Carlos Silva


Após a conquista do inédito titulo da Libertadores da América, o Corinthians corre para não sofrer um desmanche e, se possível, fortalecer ainda mais o elenco. E se depender da coerência do técnico Tite, o Brasileirão não será apenas uma preparação de luxo para o mundial. Na tentativa de defesa do mais importante titulo nacional, Tite e sua trupe precisam se recuperar na tabela - o campeão da Libertadores é o penúltimo colocado na peleja nacional - para conquistar o segundo bicampeonato da história do clube e eternizar de vez esse grupo. Leandro Castán já se foi, Willian também e Paulinho ameaça desembarcar na pátria vice-campeã da Eurocopa.

Eis que surge em meio a toda esse "sai e fica" o nome que se quer para "entrar". Zlatan Ibrahimovic, atual centroavante do Milan, rival da Inter que quer tirar Paulinho do Timão, está sendo sondado pelo alvinegro da capital para compor o elenco, talvez visando mais o Mundial do que o Brasileirão, mas que sem dúvida será bem vindo em qualquer momento. No entanto, diferente de Seedorf e Forlán, Ibrahimovic não está fora dos planos dos times europeus e não paira sobre ele a mácula de "fim de carreira". E mesmo que está contratação venha de fato a acontecer, outra preocupação imediatamente surge para aqueles mais atentos.

Desde a chegada de Tite ao Corinthians em toda sua trajetória de trabalho, do fiasco contra o Tolima à glória do titulo invicto da Libertadores, uma característica foi preponderante: no Corinthians, não existe titular absoluto. Esta filosofia foi incorporada pelos jogadores e ganhou respaldo sempre que Tite mostrava que de fato quem estivesse melhor entraria em campo. Essa troca, do comprometimento dos jogadores por um lado e do reconhecimento do técnico por outro, foram o diferencial desse Corinthians vencedor. E o Ibrahimovic, com status de estrela, aceitaria comprometer sua titularidade em prol da equipe ? Trocaria sua posição de destaque no Milan, independente de seu desempenho em campo, por uma equipe onde o desempenho supera o nome ? Além disso, o Corinthians jogou os principais jogos da Libertadores sem um centroavante e se deu muito bem.

Como técnico Tite já foi questionado por várias vezes, mas como "gestor de pessoas" sua competência sempre foi constatada. Provavelmente ela será capaz de administrar um craque como Zlatan Ibrahimovic e o Corinthians só tem a ganhar com um jogador desse porte. Só não nos esqueçamos que o ultimo "craque" que apareceu no Parque São Jorge - nos referimos a Adriano - saiu pela porta dos fundos justamente por que não entendeu que no time de Tite pra jogar, tem de ter "comprometimento".             

Nenhum comentário:

Postar um comentário