terça-feira, 4 de setembro de 2012

A preocupação Alviverde.

por Luiz Carlos Silva


Após 10 anos sem um titulo nacional e sofrendo uma imensa pressão da torcida, da imprensa e de dentro do próprio clube, o Palmeiras, desacreditado, conquistou o título da Copa do Brasil de forma invicta, passando inclusive por times com maior qualidade técnica, o que engrandece ainda mais a conquista do Verdão. Em meio a alegria e a euforia, um outro sentimento saltava à expressão do rosto de cada jogador do Palmeiras: o sentimento de alivio. Alivio esse que traria tranquilidade, diminuiria a pressão e facilitaria o caminho do time do Parque Antártica. Alivio que traria esperança e renovaria as forças de um time que depois de muito tempo está novamente na mais importante competição da América. No entanto, existem coisas no Palmeiras que fogem da nossa percepção.

Em plena 21ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras se encontra na 18ª posição com 17 pontos, 5 pontos atrás do primeiro time fora da zona da degola. Isso significa que mesmo que o Palmeiras ganhe seu próximo jogo e o Coritiba, 16º colocado, perca sua partida, o Alviverde da capital ainda não sairá do "Z4". A primeira vista, parece que o Palmeiras padece de uma crise permanente, que ora está ativa, ora está inativa, mas que nunca some. A equipe é limitada e isso não é segredo pra ninguém, mas a garra demonstrada na conquista da Copa do Brasil não pode ter sido esquecida. O rebaixamento a essa altura já é motivo de preocupação e agora é o objetivo a ser alcançado. Dos 6 times próximos a zona da degola - Bahia, Coritiba, Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense - o Palmeiras é o time de maior tradição no futebol nacional. E referente ao rebaixamento, isso pesa ainda mais. A medida em que o Verdão não conseguir sair da parte de baixo da tabela, a ansiedade e o medo do rebaixamento vão aumentando e o fantasma da 2ª divisão pode se materializar.

O Palmeiras nesse momento parece não ter apoio de nenhum lado. Vira e mexe aparece uma noticia que revela alguma mazela do clube, sempre de origem interna. Já foi até aberta uma "temporada de caça" ao espião palmeirense. Além disso, a diretoria também de maneira periódica entra em atrito, ora entre os próprios dirigentes, ora com algum jogador, ora com Felipe Scolari. A torcida, que lotou os estádios durante a campanha vitoriosa do Palmeiras em seu recente título, já não está mais tão presente assim. No último jogo contra o Grêmio, apenas 12.000 palmeirenses. Conquistando a vaga na Libertadores após 6 anos, o Verdão pode amargar também a volta a segundona.

Em 2013 o Palmeiras completa 99 anos, estará a 1 ano do centenário e se estiver na série B, podemos considerar que uma verdadeira tragédia estará instalada. Essa tragédia não será apenas palestrina, afetará o futebol brasileiro, afinal, ter uma de suas principais agremiações na 2ª divisão desqualifica indubitavelmente o  Campeonato Brasileiro, principal competição nacional desse pais do esporte bretão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário