segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Palmeiras 0x2 Corinthians - Análise

por Luiz Carlos Silva


O clássico paulista realizado neste domingo, dia 16, por si só já mereceria todas as atenções. Embora pareça clichê, o embate entre o Timão e o Verdão tem sim uma notoriedade maior e dessa vez o confronto tinha ainda mais atrativos. O Corinthians estava na dele, jogando um clássico contra o seu principal rival e querendo uma vitória para dar mais moral pro Mundial. Já o Palmeiras, não tinha só o clássico pela frente. A fuga da zona de rebaixamento era - e ainda é -  o principal objetivo do time da academia e dar uma passo importante justo em cima do rival poderia dar folego pro resto do campeonato. Mas as coisas não andam fáceis pro Palmeiras. Vamos a escalação dos times:  



Os dois times estavam postados em um 4-4-2, o Palmeiras com Barcos e a volta de Marcos Assunção e o Corinthians mesmo sem Emerson tinha Romarinho, e este último parece ter ima estranha ligação com o rival.  O inicio do jogo foi truncado, nervoso, muita coisa estava em jogo. O Corinthians começou o jogo realizando uma "blitz", característica marcante dos inícios de partida do Timão. Aos 21 minutos a pressão virou gol, com aquele que tem sido chamado de "carrasco do palmeiras", gol de Romarinho e Corinthians 1x0. Veja o lance:


O lance nasceu da pressão do Corinthians, mas só foi efetivado por falhas da defesa palestrina. A comemoração de Romarinho como pôde ser observado incendiou os ânimos e fez com que Luan perdesse a cabeça. O atacante disse que, por força do hábito, foi para aquele lado da torcida achando que ali estariam corintianos. Não creio que tenha sido isso de fato, mas o desequilíbrio de Luan exemplifica a situação pela qual o time do Parque Antártica passa. Posteriormente Luan ainda seria expulso, exagero do arbitro que estava perdidinho. No entanto, com um gol atrás e com um jogador a menos, o Palmeiras melhorou. Foi mais ao ataque, levou mais perigo do que o Corinthians, aparentemente apresentava gana. Os números do jogo mostravam isso. O Palmeiras apresentou ao fim da partida 21 finalizações contra 7 do Corinthians, menos passes errados - 27 contra 39 -  e o goleiro Bruno teve menos defesas difíceis para realizar do que Cássio - 1 contra 3. A volta ao segundo tempo não foi tão esperançosa assim para os palmeirenses. O Corinthians retomou o bom ritmo de jogo e obteve o controle da partida. logo aos 8 minutos Paulinho de cabeça fecha a conta do jogo, faz o 2x0 e afunda de vez não o time do Palmeiras em si, mas o astral dos jogadores. E isso sim preocupa. Veja o lance do gol de Paulinho:

  

O Corinthians permanece na 9ª colocação do campeonato e segue em preparação para o Mundial. O Palmeiras continua na penúltima colocação com 20 pontos, os mesmo 20 do último colocado Atlético-GO. A situação do Palmeiras preocupa não só pela grandeza da equipe, pela desvalorização do futebol com um time desse porte na segunda divisão - não nos esqueçamos que o Palmeiras foi o único time brasileiro a ceder jogadores para todas as Copas do Mundo em que o Brasil foi campeão - mas principalmente pela reação e fisionomia dos jogadores. No jogo contra o Vasco, por exemplo, o abatimento após cada gol sofrido era extremamente perceptível. O Palmeiras tem 13 rodadas para sair do Z4 e mostrar a força da Academia de Futebol. 

Imagem do Jogo     

Quando um time com a grandeza do Palmeiras está em crise o papel da torcida é apoiá-lo e ajudá-lo a sair do conturbado momento e mesmo que esse momento se prolongue, a torcida ainda deve estar ao lado do clube. E a torcida do Palmeiras honra as cores do Palestra sempre com um caloroso apoio. No entanto, nesses momentos de intensa crise, surgem grupos de pessoas fantasiados de torcedores que na verdade só estão preocupados em atrapalhar a equipe e afundá-la ainda mais na crise. Desses vândalos, o Palmeiras tem de manter distância e valorizar aquela torcida "que canta e vibra". Veja a seguir as lamentáveis imagens:

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário