terça-feira, 19 de março de 2013

Corinthians 3x0 Tijuana-MEX - Análise

por Luiz Carlos Silva

Na última quarta-feira, dia 13, o Corinthians provou a diferença entre o gramado sintético e o gramado natural. O jogo no Pacaembu contra o Tijuana-MEX era fundamental para o futuro do time paulista na competição continental. Além disso, a volta da torcida corintiana ao Estado Paulo Machado de Carvalho foi marcante, com mais de 33.000 torcedores presentes, fazendo uma grande festa, trazendo de volta a graça ao futebol. Veja abaixo a escalação dos times:


As duas equipes vieram postadas em um esquema 4-4-2, mas cada uma desenvolvia esse esquema de maneira diferente. Enquanto o Corinthians mantinha sua formação mais tradicional, o Tijuana, quando vinha ao ataque, transformava seu 4-4-2 em 4-2-4, se tornando bastante ofensivo. Os primeiros 15 minutos do 1º tempo foram bem equilibrados: o Tijuana se lançou um pouco mais ao ataque, com subidas relativamente perigosas, mas o Timão segurou a onda e tomou pra si o domínio da partida. A técnica corintiana em um gramado natural se sobressaiu e com toques rápidos principalmente pelo lado direito, com Alessandro e Renato Augusto, a equipe de time se arremessava ao ataque com qualidade e oferecia perigo à Saucedo. O lado esquerdo, com Fábio Santos, embora com menos volume, também realizava investidas interessantes. Mas foi pelo lado direito que o Corinthians abriu o placar. Após boa troca de passes, Renato Augusto invadiu a área mexicana e soltou uma bomba, que, inusitadamente, bateu no travessão, na trave, na linha e no travessão de novo, ficando limpinha para Pato, que estavas prestes a sair, empurrar pro gol aos 26 do 1º tempo, era o 1x0, pra explosão da fiel. Veja o gol abaixo:

 

O ritmo da equipe brasileira se manteve mesmo após o gol, enquanto a equipe mexicana passou a atuar no contra-ataque. O Tijuana, embora seja uma equipe muito nova e estreante em Libertadores, apresenta um futebol razoavelmente organizado, com jogadores velozes pelas laterais. Mesmo assim, o setor defensivo do Corinthians não deu brechas e segurou bem o ímpeto dos visitantes. Nessa batida, o segundo gol não demorara a acontecer. E não deu outra. Novamente pelo lado direito, Renato Augusto disparou  e cruzou para Alessandro que desviou para Guerrero que guardou mais um, era o 2x0 pro donos da casa. Veja o gol abaixo:


O resultado era ótimo para o Corinthians, que voltava a brigar por vaga na segunda fase da Libertadores e de quebra tirava alguns pontos do líder do grupo, o Tijuana. Talvez por isso, o time do Parque São Jorge tenha vindo mais "morno" para o segundo tempo. E o Tijuana queria era esquentar as coisas. Assim como na 1ª etapa, o time do estádio Caliente começou iniciou o 2º tempo mais agressivo, agora precisando correr atrás do placar desfavorável. A equipe de Tite suportou bem esse sufoco e encaixou bons contra-ataques. O jogo começou a ficar meio truncado, muita marcação no meio campo, até que Paulinho fez a torcida levantar mais uma vez. Após cobrança de falta, Guerrero escorou de cabeça para a pequena área, onde Paulinho, livre, livre, só teve o trabalho de empurrar de cabeça e ver o goleirão Saucedo buiscar a bola lá no fundo, era o 3x0. Veja o gol abaixo:



O Corinthians mantém sua 2ª colocação no grupo 5, agora com 7 pontos, apenas 2 a menos que o próprio Tijuana. O próximo compromisso do Timão na Libertadores é contra o Millonarios-COL lá na Colômbia. Esse jogo é importantíssimo, e uma vitória do time brasileiro lhe daria tranquilidade para fechar a fase de grupos em casa, contra o San José-BOL.


Imagem do Jogo 

Todo time de futebol sabe da importância de sua torcida, mas nada pior do que lembrar dessa importância sentindo a total ausência daqueles que sempre apoiam. O Corinthians sentiu isso com o Millnarios-COL e na volta do bando de loucos ao Pacaembu, um homenagem esperava os torcedores. Veja:

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário