sexta-feira, 22 de março de 2013

Justiça à Conmebol

por Lucas Ribeiro

Depois de se queixar da arbitragem de Wilmer Roldán após o término do confronto São Paulo x Arsenal de Sarandí, Luís Fabiano, mesmo após os 90 minutos, acabou expulso pelo árbitro. O natural seria, além da já tradicional multa de 300 dólares, Fabuloso pegar gancho de apenas um embate, gancho este que teria sido pago quando o atacante não pôde estar em campo na derrota diante do mesmo Arsenal, só que dessa vez na Argentina. 

A Conmebol, contudo, aprontou mais uma das suas. A entidade decidiu puni-lo por mais três jogos e determinar uma multa de 5 mil dólares pelo incidente. Aí é que eu pergunto: Como confiar numa confederação que, quanto mais o tempo passa, mais parece longe de exercer uma justiça? Evitarei, inclusive, entrar no mérito da morte do jovem Kevin Espada, que já é (infelizmente) o maior destaque desta edição da Libertadores. 

Mas, enquanto brigas e abuso de torcedores acontecem em quase todos os estádios que sediam jogos da principal competição interclubes da América, tal se preocupa apenas em aplicar uma pesada punição a um jogador que, obviamente sem razão, bate-boca com o árbitro depois de uma partida?

Todos sabemos dos problemas disciplinares de Luís Fabiano, e que ele, para não prejudicar o clube em momentos decisivos, como na última final da Sul-Americana, quando acabou expulso com poucos minutos em campo no jogo de ida e não esteve presente no confronto que deu a taça ao São Paulo, deveria colocar sua cabeça mais no lugar, mas nem no Brasil, onde as punições aos "anarquistas" são mais severas, o atacante já sofreu com sanção tão pesada. 

O que discuto é não a punição a LF, afinal, se a Conmebol tivesse um histórico de severidade nesse sentido, deveríamos compreender sem discutir o contrário, mas quais são os pesos e as medidas aplicadas por ela nas diversas situações? Ou seja, um torcedor brigão corre menos o risco de prejudicar seu time que um atleta apenas reclamão. Vai entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário