domingo, 23 de dezembro de 2012

Vão-se os bens, chegam os vinténs.

por Luiz Carlos Silva


Embora os clubes brasileiros estejam de férias, as movimentações no mercado do futebol não param. O momento é de especulações. O Manchester City busca com ímpeto a contratação do volante Paulinho do Corinthians, jogador desde muito cobiçado no velho continente. Por enquanto as negociações se aproximam  dos 37 milhões de reais. Um ótimo valor para o clube que já possui a maior receita para o ano de 2013 no Brasil.  Ainda falando de Corinthians, após a conquista da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o clube virou um vitrine internacional muito atraente. O goleiro Cássio, melhor jogador da competição, tem ouvido comentários de que sua vítima, o Chelsea, estaria interessado no seu futebol e que gostaria de ter sua meta defendida pelo veranense. O atacante Paolo Guerreiro também vem sentido os efeitos positivos da conquista do mundial. Ele também anda sendo sondado por times europeus, que agora terão de por a mão um pouco mais fundo nos bolsos para ter um dos campeões em seus planteis. A vinda de Pato para o time do Parque São Jorge parece estar próxima, embora os dirigentes do clube considerarem que a negociação ainda está só na "paquera". Se tiver casamento, o "dote" a ser pago é de 40 milhões de reais e o Corinthians está disposto a começar o noivado.

Lá na Vila Belmiro, o Santos que estava quietinho, agora parece estar muito próximo de acertar com o Cruzeiro a contratação de Montillo. O técnico Muricy Ramalho agradece, pois com Montillo ele pode articular melhor o seu time, tirando um pouco o peso da responsabilidade de cima de Neymar. No Parque Antártica a renovação do mais que necessário Marcos Assunção demora mais do que deveria. Um jogador de sua importância deveria ser o primeiro a ter sua situação resolvida. Ao invés disso, a diretoria palestrina prefere a sondagem ao argentino Riquelme, que embora seja um nome tecnicamente interessante, talvez não seja a melhor opção para um elenco em reestruturação e com a necessidade de um grupo unido e coeso.

Saindo na frente, o São Paulo deixa as especulações um pouco de lado e fecha a contratação do zagueiro Lúcio, que estava na Juventus da Itália. A contratação vem muito à calhar para o time de Ney Franco, que sofreu durante quase todo o ano com a irregularidade de sua defesa. Os vinténs arrecadados com a venda de Lucas ao PSG da França já estão rendendo.

Um dos times brasileiros de grande porte, o Vasco, vem sofrendo um péssimo processo de "descontratação" de jogadores. A debandada foi grande: Juninho Pernambucano foi para os Estados Unidos, para inclusive ganhar menos do que aqui no Brasil - deve ter pensado que era melhor ganhar menos do que não ganhar. O goleiro Fernando Prass foi para o verdão e há serio risco de Dedé também deixar o time da colina, além da situação de Felipe que parece ser insustentável.

As contratações realizadas pelos times brasileiros são um reflexo da qualidade de suas administrações, disso ninguém duvida. Boas gestões geralmente realizam ou contratações de baixo custo com alto retorno dentro de campo ou contratações de alto custo com bom retorno dentro de campo e uma guinada no marketing. Situações como a do Vasco são preocupantes para o futebol brasileiro como um todo, por que planteis de baixo nível desvalorizam nossos principais campeonatos.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário