sábado, 18 de agosto de 2012

Newcastle 2x1 Tottenham - Análise

por Lucas Ribeiro

Hoje, depois de quase três meses, entre Eurocopa, férias e Jogos Olímpicos, a Premier League, na sua temporada 2012-13, voltou às atividades. E, para brindar o retorno do campeonato nacional mais caro do planeta, acompanhei o embate entre Newcastle e Tottenham, em St. James Park, na homônima cidade do primeiro, localizada no norte da Inglaterra. Treinados respectivamente por Alan Pardew e por André "novo Mourinho" Villas-Boas, que depois da polêmica demissão do Chelsea comandou pela primeira vez o novo clube em jogo oficial, ambas as equipes assim foram escaladas:


Os anfitriões estavam baseados em um 4-2-2-1-1, com Demba Ba, dentro do que pedisse a partida, podendo atuar ao lado de Cissé ou recompor uma linha de três no meio-campo. Já os visitantes entraram num 4-2-3-1, usando e abusando de seus rápidos alas, quase ponteiros, Lennon, pela direita, e Bale, pela esquerda. O jogo, contudo, começou amarrado no meio-campo. A criatividade, até os 30 minutos, foi artigo de luxo. A chance mais real de gol aconteceu com Ba, que chutou no cantinho do goleiro Friedel, quase fazendo a torcida inaugurar uma festa. 

No último terço da etapa inicial, contudo, o Tottenham passou a ir à frente com perigo. Ao avançar a linha de marcação e ao surpreender em alguns contra-ataques, os londrinos, como já dito, com Bale, Lennon e Defoe, chegaram perto de abrir o marcador: depois de boa jogada do camisa 7, que passou por Santon, o galês, cabeceando, teve de ver, impotente, o zagueirão Steve Taylor tirar a bola em cima da linha. Abaixo, em lance ocorrido no comecinho do segundo tempo, é possível apreender as inversões de jogo dos Spurs.


Ao rapidamente recuperar a bola após um escanteio cobrado pelos Magpies, Bale passou pela direita; contudo, apesar da boa jogada, a bola não chegou a Defoe com chances claras de finalização. A segunda metade do confronto, ao contrário do que representaram os primeiros 45 minutos, viu um Newcastle mais consistente. Ba, mais uma vez, provou ter estrela: aos 10, o senegalês, depois de falha defensiva dos londrinos, tirou de Friedel e marcou um belo gol. 

Os donos da casa, assim, se fecharam com mais qualidade. O meio-campo do seu adversário se tornou menos operante. Antes de alterações importantes, contudo, depois de reclamar de uma possível inversão na marcação de uma saída de bola, Alan Pardew acabou sendo expulso por reclamação acintosa, que gerou um empurrão no braço de um dos auxiliares. Deve sofrer algum tipo de suspensão pela FA. 

Voltando exclusivamente às quatro linhas, vendo o pouco poder de fogo de sua meia-cancha, Villas-Bôas substituiu Sigurdsson e lançou o holandês van der Vaart. Coincidentemente ou não, o camisa 10 seria importante para uma mudança no panorama da partida, primeiro colocando, com um belíssimo passe longo, Lennon cara-a-cara com Krul, jogada que não resultou em gol graças à astúcia do lateral Simpson, preciso no corte, e segundo tendo participação fundamental no empate, quando Defoe balançou as redes. 

Mesmo assim, Ben-Arfa, apagado durante todo o embate, aos 35, em lance polêmico, caiu na área e forçou um pênalti aos mandantes. O próprio francês foi à cobrança e desempatou o marcador. A partir daí, nem a entrada do jovem atacante Kane transformaria o seu rumo. O Newcastle, jogando com a torcida, manteve a tranquilidade e esperou o árbitro dar o apito final para anotar seus três primeiros pontos na Premier League 2012-13. 

Jogando agora fora de casa, os Magpies enfrentam o atual campeão europeu Chelsea. Também em Londres, o Tottenham, em busca de sua primeira vitória, encara, no próximo sábado, o West Brom, no seu White Hart Lane. E o Campeonato Inglês promete!


DESTAQUES


BOLA CHEIA

Ba (Newcastle) - O senegalês tem estrela. Tecnicamente pode não ser brilhante, mas sabe se posicionar e finalizar com muito brilho.

BOLA MURCHA

Pardew (Newcastle) - Uma expulsão que, apesar de não ter prejudicado o seu time no resultado final, pode forçar um gancho pesado ao treinador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário