quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fim de uma era


por André Gobi

Nesta quarta feira (08 de maio de 2013), aconteceu algo que já era esperado há algum tempo, mas que mesmo assim, pegou a todos de surpresa. Sir Alex Ferguson anunciou sua aposentadoria ao final da temporada, após 27 anos no comando do Manchester United. O tempo no comando do clube inglês já é incomum por si só, porém o anúncio da aposentadoria também o foi, pois será já no próximo dia 19, quando o time faz a última partida no campeonato, que já é campeão antecipadamente.

O trabalho de Ferguson no United dispensa comentários. Conquistou 13 títulos da Premier League, tornando o time de Manchester o mais vitorioso com 20 no total. Também, das 3 Uefa Champions League do time, ele venceu 2, sendo uma inesquecível para os amantes do esporte, em uma virada nos acréscimos contra o Bayern de Munique na temporada 1998/1999, no Camp Nou, além é claro, de inúmeras outras conquistas.

Ferguson é um sujeito extremamente competente, tanto que a cúpula dos Red Devils o manterá ainda ligado a alguma função dentro do clube. Também é conhecido por ser temperamental, disciplinador, até autoritário. Há um caso famoso de que ele atirou uma chuteira em David Beckham (na época a maior estrela do time) no vestiário, após o jogador estar rendendo muito menos do que era esperado. Além do próprio Beckham, Ferguson se tornou notável por treinar outros jogadores de alta qualidade, como a famosa “Classe de 92”, que incluía além do próprio “spice boy”, jogadores como o galês Ryan Giggs (lenda viva do United), Paul Scholes, Gary e seu irmão Phil Neville e Nicky Butt.  Além desses, foi responsável pela ascensão de Cristiano Ronaldo, trabalhou com Teddy Sheringham, Van Nistelrooy, Michael Owen, Eric Cantona, Wayne Rooney e agora Van Persie. Muitos, vale dizer, foram contratações cirúrgicas a mando do próprio Fergie.

Além de treinador, era também manager do clube, assim, lhe cabendo também decisões de natureza administrativa referentes ao futebol. Ferguson, aliado, claro, ao Manchester United mostrou que o trabalho a longo prazo rende resultados satisfatórios no futebol. Quando chegou, em 1986, o time mancunian passava por um tempo de “vacas magras”, tendo o seu grande rival, Liverpool, como maior time do país, sendo o maior vencedor da Liga Inglesa. Com as mudanças promovidas no futebol inglês e a reestruturação do clube, o Manchester United passou, inegavelmente, a não apenas ser o maior clube da Inglaterra, mas também um dos maiores do mundo, rivalizando (e até superando alguns mais famosos até então) como Milan, Barcelona, Real Madrid, Juventus, Liverpool, Newcastle entre outros.

O Manchester United passou a ser sinônimo de excelência esportiva, foi e ainda é, o clube mais rico no planeta, se tornando um atrativo para investidores e grande s jogadores. A história do United é repleta de lendas e ídolos, passando por Matt Busby, Bobby Charlton, George Best, Eric Cantona, Ryan Giggs e agora, talvez o maior treinador a passar por Old Trafford, Sir Alex Ferguson.

Mais um bonito capítulo escrito por esse gigante europeu, que tem em sua história um retrospecto exemplar de superação, desde um desastre aéreo em Munique, em 1958, quando precisou se reconstruir até os anos de poucas glórias na década de 1980 para se reconstruir novamente e se tornar o maior clube da Inglaterra. Todos os números mostram isso. Alex Ferguson também o faz, e de maneira magistral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário