quinta-feira, 10 de maio de 2012

Corinthians 3 x 0 Emelec - Balanço


Por Lucas Ribeiro e Luiz Carlos Silva

  Na noite desta quarta-feira, dia 09, o primeiro grande desafio do Corinthians na “assustadora” Libertadores se fez presente. Franco favorito, mas ainda com uma pontinha de preocupação, o time do técnico Tite foi a campo com o que tinha de melhor, no seu já tradicional 4-2-3-1: Cássio, que, no gol, vem se mostrando confiável; Edenilson pela direita, Fabio Santos pela esquerda e um miolo de zaga formado por Leandro Castan e Chicão. No meio, a dupla de volantes Ralf e Paulinho, acompanhados na armação por Danilo, Alex e Émerson, e com Willian, em ascensão, no ataque. Liedson, que não anda bem nem técnica nem fisicamente – com o último problema, muito provavelmente, sendo decorrência do primeiro – desta vez, ficou no banco. O Emelec, por sua vez, entrou em campo em uma formação de 4-3-1-2, contando com a seguinte escalação: Dreer no gol, Carlos Quiñonez pela direita, José Quiñónez e Achilier posicionados no miolo da defesa, com Baguí completando o lado esquerdo; Pedro Quiñónez, Gaibor e Giménez compunham o trio de volantes, com Valencia na armação das jogadas, sendo Mondaini e Figueroa responsáveis pelo ataque.

  O alvinegro da capital impôs um ritmo forte no começo de jogo, atacando ameaçadoramente pela esquerda, se aproveitando da velocidade de Émerson. Foi justamente por esse lado que nasceu, já aos 7 minutos de jogo, o primeiro gol corintiano. Graças à movimentação do Sheik, após excelente passe de Alex, aquele encontra Fábio Santos na área, que, em meio aos trancos e barrancos e contando com a falha da zaga, deu de bico pra abrir o marcador. O muito fraco time do Emelec, após o abalo inicial, foi ao ataque com perigo. Ao invés de impor sua superioridade técnica e ampliar seu domínio sobre o jogo, o Corinthians murchou e correu o risco de sofrer o empate não fosse a incompetência do time de Guayaquil e a competência de Cássio.

Um gol do time equatoriano complicaria demais a vida alvinegra. Contudo, aos 19 minutos do 2º tempo, quando, após cobrança de falta de Chicão, Paulinho, que já havia quase marcado por duas vezes, aumentou a vantagem do time de São Paulo, a torcida ficaria um pouco mais aliviada. Mas só um pouco. O time se apresentava de maneira irregular, deixando o Emelec em condições de marcar. Aos 42, novamente pela esquerda, e novamente com cruzamento de Emerson, Alex domina na área e acaba com o sofrimento: Corinthians 3 x 0 Emelec. O resultado bom pode mascarar as potenciais fragilidades do Corinthians, que parece padecer da “síndrome” da Libertadores. Após 12 anos o Timão chega às quartas-de-final e, agora, o adversário é o Vasco, sem dúvida alguma coisa mais forte que os equatorianos. Entretanto, resta ao Timão fortalecer o psicológico pode ressaltar ainda mais sua qualidade técnica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário