sábado, 26 de maio de 2012

Corinthians x Santos - o clássico do ano

por Lucas Ribeiro

Corinthians e Santos certamente farão os dois clássicos de maior importância no ano. Em Paulistões, por exemplo, as duas últimas decisões feitas por ambos, 2009 e 2011, demonstra um equilíbrio: se o alvinegro paulistano levantou o primeiro, o santista, não deixando por menos, ergueu o segundo. Contudo, se a questão for exclusivamente Libertadores, o Peixe tem três e o Timão, tentando atender aos anseios da torcida, ainda não tem nenhuma em sua sala de troféus. Vejamos agora, personagem por personagem, quem leva (ou pode levar) vantagem nos confrontos:

Cássio (Corinthians) x Rafael (Santos): apesar das boas atuações do novo arqueiro titular do Timão, apenas um gol sofrido até agora, Rafael, graças à pouca idade, 22 anos, assumiu a titularidade em 2010 e demonstra personalidade, como na final do Mundial Interclubes, quando foi um dos poucos a se salvar do vexame santista contra o Barcelona. Nessa, vantagem do Santos!

Alessandro (Corinthians) x Maranhão (Santos): Dois laterais irregulares. Contudo, Alessandro, por ser um dos mais antigos do elenco corintiano, está no clube desde o calvário da Série B, em 2008, leva vantagem por ser já quase um símbolo da equipe (e sorte dele que a bola de Diego Souza não entrou!). Nessa, Corinthians!

Chicão (Corinthians) x Edu Dracena (Santos): A defesa do Corinthians anda inexpugnável. Ainda não levou gols na segunda fase da Libertadores. E Chicão, por sua vez, teve excelente atuação diante do Vasco. Novamente, Corinthians!

Leandro Castán (Corinthians) x Durval (Santos): Mesmo caso do de cima. Apesar das últimas boas atuações de Durval com a camisa santista, que foi, para mim, um dos bons destaques do time no primeiro jogo da final do Paulistão, contra o Guarani, Castán, assim como Chicão, foi um Leão contra o Vasco. Corinthians!

Fábio Santos (Corinthians) x Juan (Santos): Apesar dos seus 37 anos, se Léo estivesse na disputa, cravaria seu nome. Entretanto, como não é uma certeza que o "vovô" do Santos jogue, decreto empate técnico! Fábio Santos e Juan são dois jogadores que, apesar de não brilharem, não comprometem. Tanto é isso que, desde a saída de Roberto Carlos, Fábio não é um alvo de críticas preferencial da Fiel, assim como Juan, que, apesar de pouco tempo de Vila, ainda também não sofreu com perseguições.

Ralf (Corinthians) x Adriano (Santos): Ralf, por tudo o que representa ao Corinthians. Adriano, apesar das boas atuações, não tem a mesma importância do camisa 5 do Timão. Enquanto o Santos consegue jogar sem Adriano, o Corinthians não consegue sem Ralf. Nessa, Corinthians!

Paulinho (Corinthians) x Arouca (Santos): Apesar da importância, quase "ralfiana", de Paulinho ao alvinegro paulistano, Arouca é um dos esteios, desde 2010, desse time do Santos. Pra mim, o camisa 8 santista é o principal volante do futebol brasileiro; contudo, numa das maiores injustiças cometidas por Mano, é preterido na seleção pelo colega corintiano. Agora, Santos!

Jorge Henrique (Corinthians) x Elano (Santos): Apesar da irregularidade do santista, que já chegou, na Vila, ao céu na mesma proporção que já foi ao inferno, fico com ele, também pela importância nas bolas paradas. JH, pra mim, é um jogador limitado. Santos!

Danilo ou Alex (Corinthians) x Felipe Anderson (Santos): Essa vai ser a função na qual mais vai sofrer o Santos. Sem Ganso, acho até pior o esboço de Muricy, que pode lançar Léo na função. Supondo que ele faça o mais lógico e racional, que é colocar o reserva imediato de PH, o menino Felipe Anderson, mesmo assim, com Danilo ou Alex, o Timão leva vantagem. Corinthians!

Émerson (Corinthians) x Neymar (Santos): Sem comentários. Santos!

William ou Liédson (Corinthians) x Alan Kardec (Santos): Nem o irregular William e nem o centroavante "sem gols" Liédson são capazes de ser mais importantes ao Corinthians que o encapetado Alan Kardec ao Santos, que tem sido fundamental ao time da Vila. Santos novamente!

Tite (Corinthians) x Muricy (Santos): Não gosto de nenhum dos dois. Mas Muricy, o homem que parece sempre estar "na hora certa e no lugar certo", leva vantagem sobre o corintiano. É, definitivamente, mais técnico. Peixe!

Placar final: Santos 6 x Corinthians 5 - No papel, o Peixe leva vantagem. Mas em campo a história pode mudar...









Nenhum comentário:

Postar um comentário