domingo, 27 de maio de 2012

São Paulo 1 x 0 Bahia - Balanço

por Lucas Ribeiro

Nesse domingo, com dois técnicos em situações diferentíssimas - se Leão, apesar de estar nas semifinais da Copa do Brasil, balança, Falcão, por sua vez, é ídolo em Salvador - São Paulo e Bahia se enfrentaram no Morumbi. No 4-4-2, ao contrário de como jogou na quarta-feira, diante do Goiás, quando foi a campo no 3-5-2, e desfalcado de Bruno Uvini, Casemiro e Lucas, convocados à seleção brasileira, o tricolor paulista foi escalado com: Dênis; Piris, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denílson, Cícero, Maicon e Jádson; Rafinha e Luís Fabiano. O Bahia, por sua vez, desfalcado do goleador Souza, também entrou no 4-4-2 com: Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Hélder; Fahel, Diones, Magno e Zé Roberto; Lulinha e Júnior. 

O jogo começou bem morno, com o São Paulo, apesar de manter a maior parte da bola nos seus pés, não conseguindo traduzir a sua superioridade em gols. Piris, que executava pífios cruzamentos, e Maicon, que perdeu um gol quase dentro da pequena área, se destacaram negativamente no primeiro tempo. Outro fator que marcou os primeiros 45 minutos de partida do Soberano foi a lentidão: apesar das tentativas de trabalhar a bola, Jádson e o garoto Rafinha não conseguiam imprimir um ritmo envolvente. O Bahia atacou pouco e demonstrou já na primeira etapa que, por estar jogando fora de seus domínios, se restringiria à defesa. 

Na segunda etapa, tentando corrigir as ações ofensivas do time, Leão colocou os velozes Fernandinho e Osvaldo nos lugares de Maicon e Rafinha, respectivamente. Os paulistas, com isso, despertaram, sendo o gol, aos 12 minutos, consequência das substituições: depois de uma rebatida numa jogada do camisa 17 pelo lado direito, Luís Fabiano, sozinho, chutou para as redes baianas, fazendo seu segundo gol no Brasileirão 2012. Mesmo assim, apesar de ter imprimido uma maior estabilidade, o tricampeão mundial oscilou bastante, sem, em nenhum momento, ter sido totalmente perigoso aos baianos. 

A entrada de Ciro, ex-Sport, também não ajudou os nordestinos, que até nos contra-ataques não conseguiram ameaçar com efetividade. Depois do único tento, portanto, a partida observou duas equipes, apesar da maior posse do anfitrião, finalizando isoladamente. Aos 44, contudo, Osvaldo, após nova boa jogada e do desvio do goleiro Marcelo Lomba, acertou uma bola na trave. 

Apesar de mais preocupado com o Coritiba, seu adversário na Copa do Brasil, o SPFC consegue seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro, importantes principalmente depois da derrota por 4 a 2 de virada para o Botafogo na estreia. Já o Bahia, que empatou com o Santos no domingo passado, continua com seu único ponto. O próximo adversário do time do Morumbi é a parada duríssima Internacional, em Porto Alegre; o dos soteropolitanos é o Atlético Mineiro, em BH. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário