quarta-feira, 16 de maio de 2012

Final de semana de campeões



Por Lucas Ribeiro e Luiz Carlos Silva 

No ultimo domingo, dia 13, muitos jogadores puderam presentear suas mamães com um titulo estadual. Dezessete campeões foram conhecidos pelo Brasil afora. No Rio Grande do Sul, para tentar curar a ressaca da eliminação na Libertadores, o Inter entrou em campo contra o Caxias onde quem vencesse levava o Gauchão. Parecia que mais uma vez não era dia do Inter. Após ter um gol anulado, o colorado de Porto Alegre viu o Caxias colocando uma mão no titulo com um gol de Michel, cabeceando bem após cobrança de escanteio de Wangler e sutil desvio de Vanderlei.


No segundo tempo, Dorival colocou D’Alessandro no time, que vinha de contusão, e este mudaria a história do jogo. Antes do Inter iniciar sua reação, o drama colorado ainda aumentaria com um pênalti perdido por Nei. No entanto, a pressão imposta pelo time porto-alegrense, muito pela atuação do camisa 10 argentino, resultaria no empate que levaria a decisão para os pênaltis. Mas Leandro Damião não deixou. Cinco minutos depois do empate, o artilheiro do Gauchão fechou a conta e garantiu o Bi estadual para o colorado.

Em Santa Catarina, destaque para o justo campeão Avai, que nas duas partidas da decisão foi superior ao Figueirense. O que merece demérito é o regulamento, um dos mais confusos, onde o Figueira foi campeão dos dois turnos e, ainda assim, não se sagrou campeão. No Paraná, o clássico Atletiba esquentou a final. Embora os dois jogos tenham ficado no empate, o primeiro 2x2 e o segundo 0x0, os dois principais times do Paraná apresentaram um bom nível técnico. O coxa faturou o Tri em cima do principal rival e suposto favorito ao Paranaense.

O Brasil central também já conheceu seus campeões. No Mato Grosso do Sul, o Águia Negra conquistou seu segundo titulo estadual ao empatar sem gols com o Naviraiense. Além disso, conseguiu uma vaga para o Brasileirão da serie D em 2013. Um pouco mais a cima, no Mato Grosso, o Luverdense também conquistou seu segundo titulo estadual em cima do Cuiabá e ainda uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, a enorme vantagem, de três gols, obtida, respectivamente, por Santos e Fluminense só foi confirmada com mais uma vitória do alvinegro santista e do tricolor das Laranjeiras. Numa tarde inspiradíssima, Ganso e Neymar foram (novamente) decisivos para o Peixe, que goleou por 4 a 2 o Guarani, que, em ambas as partidas finais, foi uma valentíssima equipe. Na Cidade Maravilhosa, com um gol de Rafael Moura, o Flu confirmou sua excelente fase, que o credencia a ser apontado como um dos favoritos ao título da Libertadores, e volta a levantar um troféu estadual depois de sete anos.

Apesar das críticas constantes em relação a eles, de apenas preencher o início da temporada por interesse da televisão, parabéns aos campeões dos estaduais 2012. Além de terem assegurado a alguns vagas em competições nacionais, confirmaram, no caso dos vencedores paulista e carioca, o favoritismo de duas equipes que têm tudo para ter uma temporada perfeita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário