sexta-feira, 1 de junho de 2012

Arouca - Perfil


por Lucas Ribeiro 

Destacarei hoje um personagem que, pra mim, será um dos mais importantes na semifinal brasileira da Libertadores, entre Corinthians e Santos. Aos 26 anos, Marcos Arouca da Silva, melhor conhecido pelo seu nome do meio, é um dos principais volantes do futebol brasileiro atual. Contudo, esse seu sucesso já era previsível desde os tempos em que foi profissionalizado, em 2004, pelo Fluminense.

Com passagens por seleções de base, depois de se destacar pelo tricolor carioca na campanha da Libertadores de 2008, em que o clube alcançou a final da competição, teve curta passagem pelo São Paulo, de onde saiu para o Santos, em 2010, envolvido numa polêmica negociação que levou o então santista Rodrigo Souto ao caminho inverso. No Peixe, por sua vez, fez parte da montagem do time que encantaria o Brasil, quando o alvinegro ainda contava com Robinho, André, Wesley e o treinador Dorival Júnior.

Mesmo assim, com a saída desses nomes, o Santos manteve sua regularidade, assim como o volante, que na Vila já levantou três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010) e uma Libertadores (2011), competição na qual o clube tenta a "dobradinha".

Arouca, por sua vez, é o jogador mais versátil do meio-campo do clube santista. Pode jogar tanto como primeiro volante (primeira figura), quando Henrique entra no time, ou como homem da esquerda do losango (segunda figura), quando Adriano é o escolhido para jogar. Vejamos abaixo:




Claro que em questão de habilidade o camisa 5 do alvinegro perde para a dupla Neymar e Ganso, mas sem ele o Santos perderia, e muita, qualidade na meia-cancha. Mesmo quando joga como cabeça-de-área, um dos pontos fortes do atleta é sua chegada de trás, como elemento surpresa, que pega muitas defesas desguarnecidas.

 Dois bons exemplos desse podem ser atestados na reta final do Paulistão desse ano: no primeiro jogo final, contra o Guarani, na jogada realizada por Neymar, que desembocou no primeiro tento da partida, e que resultou na finalização de Paulo Henrique, Arouca aparece bem de trás, trombando com seu marcador e deixando a bola livre para o camisa 10.

Mas o lance que mais sintetiza a sua versatilidade é o que gerou o primeiro gol santista na semifinal, contra o São Paulo, logo aos 2 minutos de partida. Numa arrancada sensacional, e contando com a esperteza de Alan Kardec, que passou nas costas de Rhodolfo e esperou o pênalti após a frágil cobertura de Paulo Miranda, Arouca deixou o 9 do Peixe na cara de Dênis, que só não marcou porque recebeu pênalti, covertido por Neymar. Veja o lance:



Podemos reparar o posicionamento das equipes santista e são-paulina: Neymar e Ganso, mais atrás, não aparecem na imagem, mas é possível apreender os dois defensores tricolores enquanto Kardec tenta penetração pelo meio; como veio de trás, Arouca foi acompanhado pelo segundo volante do SPFC, Casemiro, que perdeu na corrida para o camisa 5. Ou seja, além do centroavante, o único atleta com funções majoritariamente ofensivas do Peixe a aparecer é Elano, fator que destaca ao avanço de Arouca, totalmente decisivo no findar da jogada.

É, portanto, um dos principais trunfos do time da Vila Belmiro para a minidecisão contra o Corinthians, Corinthians que, por sua vez, tem Paulinho, o responsável por travar com Arouca um duelo de dois interessantes volantes que atuam no futebol brasileiro.

5 comentários:

  1. Ótimo post. Em uma seleção que tem Fernandinho, Arouca é titular. E o Paulinho também merece vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM. Muito mais jogador e mais versátil taticamente, também. Na minha seleção, contudo, entrariam Hernanes como titular e Arouca como reserva, apesar de considerar, como disse no texto, o Paulinho um bom volante (melhor, inclusive, que o Fernandinho)

      Excluir
  2. Respostas
    1. SIM. Pelo que tem jogado na Libertadores, principalmente, merece; mas, para mim, por uma questão de qualidade e versatilidade, Hernanes e Arouca estão na frente. Ambos jogam (e bem) como volante e meia e têm também mais capacidade técnica que o corintiano.

      Excluir