domingo, 3 de junho de 2012

Flamengo x Ronaldinho - o duelo da semana

por Lucas Ribeiro

Quem diria que pouco mais de um ano depois de sua chegada Ronaldinho deixaria o Flamengo de uma maneira tão conturbada? Se em janeiro de 2011 ele foi recebido com festa, que incorreu na ida de milhares de torcedores à Gávea para recepcioná-lo, agora, em maio de 2012, o ex-melhor do mundo sai do rubro-negro odiado pela sua imensa nação. Os flamenguistas, por sua vez, há algum tempo, principalmente depois da eliminação do clube na primeira fase da Libertadores, onde a equipe caiu em um grupo que saíram classificados o mediano Lanús e o fraquíssimo Emelec, já vinham o acusando de "mercenário" numa relação bem pouco saudável. 

O episódio, porém, que definitivamente estremeceu os antigos laços de amor aconteceu quando, realizando pré-temporada em Londrina, o camisa 10 ameaçou abandonar a delegação por causa de salários atrasados, condição que, dias depois, acabou contornada e que fez Ronaldinho prosseguir com sua trajetória no Rio de Janeiro. Resumindo, quem teria razão nessa história toda? O jogador, que se recusa a demonstrar um maior profissionalismo em um clube que não lhe paga pontualmente, ou os passionais torcedores, que, se esquecendo de todos os percalços administrativos do clube, lhe destinam pedras? 

Ronaldinho, mesmo que nessa última década, depois de passar pelo futebol francês, espanhol e italiano, tenha engordado sua conta bancária, foi contratado pelo rubro-negro para exibir seu talento não de favor, mas em troca de alguns (bons) milhares de reais. Se esse dinheiro não chegava ao seu bolso na data estipulada, era natural que ele perdesse sua paciência. Afinal, você trabalharia de graça? O mesmo episódio, aquele do Paraná, que começou a desgastá-lo no clube, foi para Alex Silva a gota d'água para que o zagueiro deixasse o Rio e se transferisse para o Cruzeiro. Mas, graças à projeção do ex-gremista, que chegou à Gávea como "salvador da pátria", o episódio de agora tomou uma dimensão vultosíssima. 

E afinal, se não tem dinheiro para arcar com seus compromissos, por que o Flamengo realizou, no começo do ano, uma proposta milionária pela contratação em definitivo de Thiago Neves e concretizou a vinda de Vágner Love por cerca de 9 milhões de euros? Fatos que foram desgastando a já erodida boa vontade de Ronaldo. Claro que não podemos ignorar os erros cometidos pelo clã gaúcho: na situação que desembocou  diretamente na rescisão do contrato, seu irmão e empresário Assis foi a uma loja oficial do clube e, depois de muita confusão, conseguiu levar de graça 25 camisas rubro-negras, alegando que, se o clube não pagava seu cliente e familiar, ele teria todo o direito de consumir aquele produto sem precisar gastar um único centavo.

Mesmo assim, entre erros e acertos, é impossível julgar Ronaldinho quando, nessa discussão, ele só exige o pagamento de seus vencimentos. É natural que a paixão cegue a massa rubro-negra, mas tire o salário de alguns daqueles torcedores para ver o não que acontece. Qualquer um viraria "mercenário" no mesmo segundo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário