quinta-feira, 14 de junho de 2012

Santos 0 x 1 Corinthians - Análise

Por Lucas Ribeiro

Como ontem fiquei devendo, posto abaixo as imagens que tornam possível uma análise tática de Santos x Corinthians da última quarta-feira. 

A importante, senão fundamental, presença de Paulinho com elemento surpresa tornou possível a realização do único gol da partida. Ao sair de trás, e vencer Adriano, o camisa 8 corintiano viu a marcação, de Henrique, sobre Émerson ser desfeita. Assim, o volante, vendo o camisa 11 livre, toca para o companheiro. O resto todos já conhecem. 

Já aqui é possível perceber a entrega e a disposição corintiana. No momento seguinte à perda do gol de Elano, apreende-se os dez jogadores de linha da equipe tentando contra-golpear o adversário, que se refaz do seu ímpeto. E, aqui, novamente Paulinho assume uma função essencial: a de puxar o Corinthians com velocidade. 


Nas duas acima, já podemos perceber aquilo que eu havia mencionado no último post, logo após o término da partida. A formação, além da defesa, de quatro homens, de um outra, paralela, de três, que continha Jorge Henrique, na direita, Ralf, ao meio, e Paulinho, mais à esquerda. Na primeira imagem, contudo, quem ocupa o posicionamento de JH é Danilo; com isso, pelo menos sete eram os jogadores de linha corintianos responsáveis pela marcação, número que podia, como já demonstrei, chegar a dez. 

Tite, assim, foi muito inteligente ao montar seu time. Soube jogar com a bola e o momento certo de marcar o gol para se defender, ao jogar fora de casa, visando a dar o mínimo de espaço ao adversário. O Santos claramente sentiu o golpe e conseguiu, preso na teia defensiva paulistana, ameaçar apenas três vezes. Para mim, pelo que apresentou na Vila, e no que costuma transformar o Pacaembu quando o jogo é de mando corintiano, o Corinthians conseguiu inverter um antes amplo favoritismo santista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário