sábado, 9 de junho de 2012

Sport 2 x 1 Palmeiras - Balanço


por Luiz Carlos Silva

Precisão. Está é a palavra que define a atuação e a vitória do Sport contra o Palmeiras nesta última quarta, dia 06, na Ilha do Retiro. O embate entre os dois times que tem sido intenso desde 2009, apresentou novamente uma vitória do time pernambucano. O Palmeiras foi a campo em um 4-3-2-1 assim disposto em campo: no gol o goleiro Bruno; pelas bordas do campo, Artur pela direita e Juninho pela esquerda; fechando o sistema defensivo Leandro Amaro e Henrique; no meio, o Verdão veio de Valdivia, Marcos Assunção e Márcio Araújo; aberto pelas pontas, Luan na borda esquerda e Maikon Leite na borda direita com Barcos centralizado, compondo o ataque palestrino. Vagner Mancini, pelo lado do Sport, montou um 4-4-2 cheio de volantes e sem um lateral esquerdo propriamente dito: Magrão defendia a meta do Leão; pelo lado direito, Moacir; no miolo da zaga Bruno Aguiar e Edcarlos; Rivaldo compunha a esquerda defensiva, mas tinha papel importante também na saída do time pernambucano na transição da defesa para o ataque; Tobi, Marquinhos Paraná, Rithely e Tiaguinho formavam o meio campo, com este último responsável pela criação; no ataque, a dupla Jheimy e Felipe Azevedo.

O Palmeiras com uma proposta claramente ofensiva, iniciou a partida pressionando o Leão da Ilha. O problema do time alviverde era a conexão entre o meio e o ataque. Os passes errados eram muitos e foram decisivos a favor do time pernambucano. Após roubada de bola no meio de campo, o Sport avança rapidamente com Felipe Azevedo que lança para Jheimy na esquerda, este toca para Marquinhos Paraná que vinha de trás pelo meio da defesa que bate e abre o marcador (veja o gol no link abaixo):

Após o gol sofrido, o Palmeiras não recuou e continuava avançando ao ataque. A logo depois do gol, o time do Parque Antártica respondeu com Maikon Leite, que toca na saída do goleiro Magrão tirando tinta da trave. Mas a insistência deu resultado. Aos 37 minutos, o zagueiro Henrique faz ótima tabela com Luan que devolve a bola pela esquerda, o defensor palestrino toca no bico da área paa Barcos que limpa marcação e chuta no ângulo para empatar (veja o gol no link abaixo): 


O Palmeiras ainda quase viraria o jogo aos 42 minutos, quando Maikon Leite recebe bom passe de Luan, limpa a marcação e chuta tirando do goleiro, mas tirando tanto, que tira do gol também.
         Na segunda etapa o jogo seguia com o ritmo muito parecido com o do primeiro tempo. O Palmeiras atacava mais e o Sport explorava os contra-ataques. A diferença decisiva para o resultado do jogo foi a maior eficiência dos Sport em sua proposta de jogo. O time nordestino marcava bem e em alguns momentos adiantava sua linha defensiva ao meio de campo. O time do sudeste, com um meio campo pouco inspirado, cedeu mais uma vez. Aos 26 minutos da etapa final, o Sport aproveitou mais um erro de passe do Palmeiras. Tobi rouba a bola de Luan na saída de jogo e toca para Felipe Azevedo que bate de fora da área e conta com uma ajudinha do goleiro Bruno para fazer 2x1 em cima do alviverde. (veja o gol no link abaixo):


         O Sport conquista sua primeira vitória no Brasileirão enquanto o Palmeiras segue sem vencer e se encontra na zona e rebaixamento. Este ultimo dado ainda não é preocupante, mas o alviverde da capital precisa encontrar rápido seu encaixe de jogo antes que o fantasma da segunda divisão volte a ser uma dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário